You are currently viewing Portas: quais existem e como usá-las?

Portas: quais existem e como usá-las?

Portas são classificadas pela forma como abrem e existem portas dos mais variados materiais como madeira, PVC, alumínio e outros sintéticos

Por falar em materiais, as portas podem ter vários desenhos, detalhes e acabamentos dependendo do material que tenha sido utilizado para sua fabricação.

Estrutura de portas

As portas podem tem uma ou mais folhas, podem ser semi ocas com uma “colméia” por dentro, ou sólidas que normalmente são usadas nas passagens externas para internas.

O padrão de altura das portas é de 2,10m, mas isso também pode variar caso haja uma necessidade como destaque na porta da frente que pode ser tanto maior na altura como com larguras bastante chamativas.

Portas de entrada geralmente são maiores para dar imponência à fachada da casa e as portas internas normalmente obedecem o padrão de altura e variam um pouco nas larguras.

As larguras internas precisam obedecer algumas regras como exemplo: portas de banheiro podem ter uma largura mínima de 0,60m e em caso de acessibilidade, o mínimo de 0,80m.

Como as portas se classificam pela abertura?

É muito comum ouvirmos e falarmos em “portas de abrir” e portas de correr, mas toda porta tem que abrir, não é mesmo?

Existem algumas forma de porta de giro, aquela porta de abrir, e vamos classificar agora:

A porta pivotante tem um eixo em uma dos lados que faz com que se abra girando no eixo e não precise de dobradiças.

Porta Pivotante Externa

A porta de giro é aquela que temos mais contato, que tem dobradiças presas à porta e ao batente da porta para que gire e abra para dar passagem.

As portas de correr deslizam sobre trilhos ou presas a trilhos superiores com guias para dar equilíbrio ao correr e são ótimas para deixar ambientes maiores e muitas vezes, mais bonitos.

Portas de Correr de PVC para Uso Externo

Existem portas que se articulam, abrindo em duas folhas que se juntam para dar passagem e economizar no espaço interno e são chamadas de portas camarão pois se assemelham ao artrópode que se dobram para se locomover.

As portas camarão também podem ser com dobradiças que as unem ao batente e também podem ser pivotantes. Bacana, não é mesmo?

Esquema de Porta Pivotante Camarão

Todos esses tipos de portas você encontra conosco na Thenco Soluções Residenciais, então o que está esperando para dar aquele upgrade nas suas portas?

Faça um orçamento conosco e deixe-nos te surpreender.

Continue lendo nossos blogs que sempre tem informação e dicas para você

Deixe um comentário